quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bebês gigantes

O Instituto Smithsonian Tropical e a Universidade da Flórida descobriram no Panamá uma espécie de berçário de tubarões gigantescos. Os fósseis eram de "pequeninos' de 1,80m pertencentes a espécie Carcharocles megalodon, que não mais existe.

Extinto a aproximadamento 1,5 milhões de anos, o magalodon foi o maior tubarão que já existiu, fazia o temido tubarão branco parecer um lambari. Estima-se que ele tinha mais de 17m de comprimento, sendo que as primeiras reconstituições, que foram consideradas pouco precisas, chegaram a um comprimento de 30m (medo, hã?).

Os pesquisadores coletaram mais de 400 fósseis de dentes de tubarões de 10 milhões de anos no sítio arqueológico, sendo que 28 seriam de jovens animais. Eles acreditam que mais dois berçários de super tubarões possam existir, mas estariam localizados nos Estados Unidos, numa região muito explorada para a produção de cimento, o que prejudica a exploração e deteriora os sítios.

Obviamente não existem fotos desta linda criaturinha, mas vendo o tamanho da arcada dentária você já vai ter uma noção do medo que ela devia dar.



O Carcharodon carcharias é o tubarão branco que nós conhecemos, ao lado, humilhando-o esmagadoramente, o dentinho do megalodon.




Ok, a arcada é gigante e assustadora, mas não vale colocar um hobbit pra comparar.




Homo sapiens ao lado do tubarão branco, que já parece muito pequeno se comparado ao tubarão-baleia (Rhincodon typus), representado na cor lilás. Em vermelho a estimativa mais sensata para o megalodon e em cinza sua projeção exageradamente grande e improvável.



 Esse eu acho que é uma réplica, o estado de conservação está muito bom pra um exemplar de milhares de anos.

3 comentários:

Comente sempre :)