quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Livre Arbítrio até em coma

Familiares de pessoas em coma ou em estado vegetativo costumam conversar com o paciente, lendo seus livros preferidos, jornais ou apenas contando trivialidades, acreditando que ele possa entender mesmo não tendo a capacidade de se manifestar. O que um grupo de cientistas europeus descobriu é que além de compreender eles podem, sim, manifestar respostas para algumas perguntas.

Nesta quarta-feira o grupo publicou sua pesquisa no New England Journal of Medicine, relatando a interação com um paciente que se encontra em estado vegetativo há sete anos. O rapaz, que sofreu um acidente de carro, foi capaz de responder perguntas com resposta "sim" ou "não" simplesmente condicionando seu cérebro a pensar em determinada ação dependendo da resposta que gostaria de dar. Cada forma de pensamento estimula uma parte específica do cérebro humano, e esse estímulo pode ser identificado durante um exame de ressonância magnética funcional, que mostra as atividades cerebrais em tempo real. Assim eles puderam ver, literalmente, as respostas do paciente.

O estudo incorporou 54 pessoas, todas sofrendo de algum tipo de desordem de consciência, e 5 delas mostraram resultados favoraveis, podendo mudar voluntariamente seus pensamentos. Essa descoberta pode ajudar a entender a situação de cada indivíduo, já que cada lesão tem sua particularidade, e os médicos saberão se o paciente sofre dores ou algum problema emocional. No meu ponto de vista a questão mais importante a ser levantada para uma pessoa que está há anos tendo que viver pelas decisões dos outros é sobre a eutanásia, será correto perguntar a ela se prefere morrer? Eu já sei o que responderia. beijo, genti :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre :)