quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Gripe Suína

Nesta terça-feira, dia 26, a população foi informada por intermédio do Ministro da Saúde, de que o governo está investindo um bilhão de reais com quase 100 milhões de vacinas para o combate da segunda onda da epidemia da gripe A (H1N1), carinhosamente chamada de Gripe Suína [só pra deixar claro que os porcos não transmitem essa doença, ela tem esse nome pois é uma mutação do vírus que atinge o trato respiratório dos suínos], e também da gripe comum, que pode matar dependendo das condições da pessoa infectada.Será dada prioridade a crianças de até dois anos, gestantes, profissionais da saúde, parte da população que têm doenças crônicas e....indígenas?

A gripe é transmitida com mais facilidade em aglomerações, comum nos grandes centros, onde um número grande de pessoas desconhecidas entram em contato. Então eu me pergunto, por que a população indígena, que hoje de indígena já não tem nada além da mania de pintar a cara e usar tanguinha quando vai dançar ao redor da fogueira, irá receber as primeiras doses da vacina? Não consigo ver nenhuma distinção entre índios que já estão jogando playstation e têm acesso a internet de dentro de suas cabaninhas e qualquer outra pessoa não-indígena.

Longe de mim condenar o uso que eles fazem da tecnologia, mas essa segregação praticada por eles e apoiada pelo governo é ridícula. Temos que guardar com orgulho a tradição, mas é ingênuo quem pensa que esse modo de vida arcaico pode coexistir com o mundo globalizado, eles não são um grupo aparte, estão inseridos nesse todo, e se já fazem uso dos mesmos produtos que nós fazemos, devem ser tratados como iguais, sem nada de FUNAI defendendo invasões de propriedades privadas, agressões contra fazendeiros e até mesmo delitos praticados dentro de algumas tribos [e com delitos eu quero dizer tortura e canibalismo].

Me desviei um pouco da gripe, né? Mas o princípio é o mesmo, o privilégio dado a eles é injusto e não encontrei em lugar nenhum uma explicação plausível para esse benefício. E não venham me dizer que a qualidade de vida é inferior porque eles mesmos fazem essa escolha, o acesso a atendimentos médicos é o mesmo que qualquer um, e julgando pelo favorecimento, pode ser até melhor. Enough, beijo =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre :)