sábado, 11 de dezembro de 2010

A História de Ariel

A Eliana tem um programa no sbt nos domingos a tarde, que só não é 100% desperdício de tempo por ter, de vez em quando, uma matéria interessante sobre animais. Em um domingo desses, algumas semanas atrás, uma família foi até o programa com um bichinho de estimação um tanto questionável: um leão. O nome dele é Ariel e ele é um fofo, mais manso impossível, adora um carinho e pensa que é um gatinho e pode ganhar colo dos "pais" sem problemas. Depois disso fiquei delirando sobre ter um leão no futuro hahaha.

Passou um tempo e eu esqueci sobre o Ariel, até que ele apareceu na Eliana de volta e minha mãe me chamou pra assistir. Mas dessa vez a história não era bonita. O Ariel tinha perdido o movimento das patas traseiras e, sem poder caminhar, se arrastava. Ninguém sabia o que ele tinha e a suspeita era que havia sofrido uma lesão ao dar um pulo mal sucedido enquanto brincava com balões na sua festinha de aniversário. Os donos-pais do leão pediram ajuda a Eliana, já que transportar um monstrão daquele tamanho não era barato nem fácil, ainda mais sentindo dores em decorrência do arrasto das patas.

No desenrolar da matéria, a equipe do programa, junto com o biólogo Sergio Rangel e alguns veterinários, conseguiu colocar Ariel em uma camionete e levá-lo até um local especializado e que tivesse capacidade de examinar um animal nessas proporções. Toda a jornada foi muito emocionante e muito sofrida, tanto para Ariel quanto para o grupo. O leão passou por vários exames na Universidade de Guarulhos (SP), e fez até uma ressonância magnética.

Este foi o primeiro procedimento de ressonância magnética feito em leão aqui no Brasil.

Os resultados não foram totalmente conclusivos, e até foi cogitada a possibilidade do problema ser decorrente de algum tipo de infecção, mas os veterinários acreditam que Ariel tenha uma hérnia de disco ou uma lesão medular. Por tanto, na manhã de sexta-feita (10/12), ele passou por uma cirurgia para descompressão de sua medula, e apesar de não haver certeza, a esperança dos especialistas é que o procedimento, que foi muito bem sucedido, faça com que o leão recupere o movimento das patas e volte a andar.

Ontem no final da noite os veterinários iriam analizar o estado de Ariel e então dariam um veredito sobre seu quadro.

Vocês não imaginam como é triste ver um animal que pesa 200kg não ter autonomia, arrastando sofregamente suas enormes patas, que já estavam cobertas de pequenas feridas. Mesmo machucado, Ariel ainda fazia esforço para brincar, para dar carinho aos donos. Um dos piores momentos foi quando tentavam colocá-lo dentro da camionete que o levaria para a Universidade, todo o processo demorou cinco horas. Ele também teve que levar várias injeções de tranquilizante, afinal de contas, é um leão! Ninguém sabia como ele iria reagir se estivesse acuado por veterinários em um ambiente pequeno e estranho. Felizmente tudo correu bem até agora, e esperamos que só melhore daqui pra frente e o grandão possa correr por aí. Beijão, gente!
-----------
Pessoal, vou fazer um adendozinho aqui no post para explicar como esta família pode ter um leão de estimação, o que não é nada comum e precisa de autorização expressa dos orgãos competentes. Os donos dos animais possuem uma chácara para treinamento de cães, e tiveram interesse na criação de felinos exóticos, entraram em contato com o Ibama e receberam instruções para adaptar o ambiente, tornando-o ideal para este tipo de criação. Com o passar do tempo, o próprio Ibama pedia ao casal para ficar com animais de circo que foram abandonados, representavam perigo para a população e certamente teriam dificuldade para se adaptar na mata, pois sempre estiveram presos.

Hoje o casal possui vários felinos: Ariel e mais dois leões, sete tigres, entre eles um de bengala, um siberiano e também uma sumatra, espécie de tigre que é nativa da ilha de mesmo nome (é um animal lindíssimo). Todos eles são bem tratados, saudáveis e aparentemente muito felizes, demonstram um carinho enorme pelos donos e nunca apresentaram qualquer tipo de violência. É horrível retirar um animal de seu habitat natural, mas estes sortudos foram tirados de uma vida de sofrimento, onde eram mal alimentados e mal tratados, o gesto desse casal é de amor, não de privação. Até =)

Esse é o Ariel filhote. Parece muuuito desconfortável dormindo com a mamãe, não é não?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Descoberta (quase) Extraterrestre

Quem gosta de zapear por sites com conteúdo científico, assim como eu, entrou em frenesi com o pronunciamento da NASA nesta quarta feira (01/12) de que uma equipe havia feito uma descoberta que traria profundos impactos a respeito da vida extraterrestre. A agencia anunciou que o achado seria levado a público hoje as 17h, e eu quase surtei até conseguir por os olhos na bendita notícia.

Depois de dar F5 loucamente nos meus sites preferidos, finalmente foi publicado. Bom, não era nada do que eu pensava (infelizmente), mas ainda assim é um descoberta incrível, e realmente vai mudar a figura das buscas por vida fora da Terra. Meu chute era que a NASA havia encontrado microorganismos em algum planeta (*-*), e apesar de eu ter errado o chute, passei perto.

Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA, encontraram bactérias com um atributo muito especial e peculiar no Lago Mono, na California, e essa peculiaridade as torna quase extraterrestres. Todos os organismos vivos são constituídos de alguns elementos básicos e fundamentais: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo, e eles podem ser encontrados em nosso DNA, e também em nossos componentes lipídicos e protéicos. Mas a dita cuja tem um porém, ela pode substituir o fósforo de sua constituição pelo arsênio, bastante abundante no Lago Mono, mas extremamente tóxico para TODOS os outros seres vivos, o que a torna única.

O Logo Mono é extremamente alcalino, com altas concentrações de arsênio e sal.

Você deve estar se perguntando "tá, e o que isso tem haver com ETs?". Bom, tem tudo! Os cientistas sempre procuraram vida em planetas que possuem subsídios para abrigar organismos semelhantes aos da Terra. Mas agora ficou claro que a vida tem muito mais plasticidade e que ela pode existir em ambientes muito mais hostis do que se imaginava, e isso aumenta a probabilidade de encontrá-la em planetas onde, anteriormente, acreditava-se ser impossível. Ahh, estou tãão animada com essa descoberta! Como é fácil me deixar alegre hahaha. Mas espero que dá próxima vez que eu fique dando refresh por duas horas seja para anunciar homemzinhos verdes (brincadeira). Beijo gente, desculpa a demora por um novo post, ando super cansada.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Monstro das Águas e o Dom da Regeneração

Um estranho anfíbio, batizado pelos astecas de Axolotle, ou "monstro aquático", é um intrigante e promissor enigma científico. A Ambystoma mexicanum é uma espécie de salamandra que se tornou uma esperança para pessoas que sofreram amputações.

A criaturinha é endêmica de lagos nos arredores da Cidade do México, mas em função da alta concentração de poluentes está correndo grave risco de extinção. Muitas vêm sendo criadas em cativeiro por pesquisadores para o desenvolvimento de testes e análises, e parecem ter se adaptado bem ao novo habitat.

Axolotle em aquário. Lindinho, né?
Como dá pra ver aí em cima, os Axolotles são parecidos com girinos super desenvolvidos com chifrinhos. E é mais ou menos isso aí. Como muitas salamandras, essa espécie é neotênica, o que quer dizer que os organismos adultos apresentam carcterísticas de sua fase larval mesmo depois da maturação sexual, então elas continuam com as barbatanas e branquias externas (os chifrinhos) até o final da vida. O tamanho médio deste animal é 20cm, seus olhos não possuem pálpebras e a coloração é bastante variada. Mas sua característica mais interessante, e razão pela qual cientístas estão eufóricos há muito tempo, é seu assustador poder regenerativo.

Utilizando um mecanismo ainda não compreendido, estas exóticas salamandras têm a capacidade de regenerar partes do corpo, e não apenas o rabinho, como alguns de seus parentes, mas outros membros completos, como as patas, e até mesmo partes do cérebro e da medula, e fazem isto muitas vezes durante sua vida, sem problema algum. Esta incrível ferramenta, se compreendida inteiramente, pode ser aplicada para regenerar membros em humanos, e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos depositou algumas esperanças no desenvolvimento deste projeto (uns bons 6 milhões de dólares em esperanças) para ajudar soldados que voltaram do Iraque com partes do corpo amputadas. A doação foi feita no ano passado, e as descobertas feitas são promissoras.

No Centro de Terapias Regenerativas, da Alemanha, foram criadas Axolotles albinas nas quais foi inserido um gene de águas vivas com capacidade fluorescente. Seria possível, então, observar o processo regenerativo a olho nú, já que a pele do animal é praticamente uma película transparente. Durante a cicatrização os vasos sanguineos se estreitam, impedindo grandes hemorragias, e células, da mesma natureza das células-tronco, prontamente cobrem o local do ferimento. Mais tarde esta massa de células, chamada blastema, se torna a parte do corpo perdida.

Como eu disse, a pigmentação é bem variada, e bastante exótica também. O espécime de cima, rosadinho, é o tipo utilizado nos experimentos com genes fluorescentes de águas-vidas.

Espero que o projeto dê resultados objetivos. Já fiquei espantada em ver a menina Ming ter a mão de volta depois de três meses de amputação, então vou ficar maravilhada se algo tão complexo como a regeneração de um membro completo puder ser palpável para a estrutura do corpo humano. A ciência tem avançado tanto e de forma tão exponencial que eu nem deveria me surpreender, mas fico tão feliz em ver quanto o homem pode evoluir positivamente em um mundo que vem se degradando tanto que não seguro o entusiasmo. Beijão, gente.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os pés pelas mãos

Ming Li é uma chinesinha de nove anos que sofreu um grave acidente em junho deste ano na cidade de Zhengzhou. Ao voltar para casa Ming foi atropelada por um trator e teve sua mão decepada. Ao chegar ao hospital os médicos a avaliaram e concluiram que sua mão ainda poderia ser salva, mas infelizmente os ferimentos no braço da pequena eram muito extensos e eles não poderiam fazer o enxerto sem que ela correce grande risco de rejeição. Mas se a mão de Li ficasse muito tempo desligada de seu corpo os tecidos iriam morrer. O que fazer?

A resolução do problema, apesar de ter resultado em sucesso, foi bastante bizarra. A mão da menina foi implantada em sua perna, e ali ficou por quase três meses, até que o braço se curasse por completo e fosse capaz de "aceitar" a mão novamente, o que aconteceu recentemente. O médico Hou Jianxi, do hospital local, disse que Ming já tem movimentos no pulso e que a circulação de sangue já voltou a normalidade. Segundo ele, após mais algumas pequenas cirurgias para reparação e ajuda terapêutica, ela poderá realizar suas atividades naturalmente.

Ming Li permaneceu com a mão enxertada ao lado do pé por cerca de três meses

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lá do Alto

O comandante Douglas Wheelock, que está a bordo da Estação Espacial Internacional, registrou um magnífico fenômeno no céu do norte da Grã-Bretanha, embelezado pelas luzes da França e Inglaterra separadas pelo Canal da Mancha.

O artificial e o natural, lado a lado, deleitando nosso olhos
A aurora boreal é um fenômeno visual que acontece próximo aos polos, quando os ventos solares entram em contato com o campo magnético da Terra. Neste a caso a luz refletida é esverdeada, mas pode ser de várias outras, até mesmo colorida.

 Wheelock - ou @Astro_Wheels - tem postado belíssimas fotos em seu twitter, - sim, sim, até astronautas são twitteiros degenerados - e ainda bem, pois as imagens capturadas são verdadeiramente deslumbrantes.


Península da Flórida e o oceano iluminado pelo luar



O Cairo e os arredores do Nilo, cintilando na escuridão da África




O sol nascendo sobre o Mar Cáspio, lago mais volumoso da Terra


Monte Elbrus. A maior montanha da Europa é um vulcão já extinto


Ilha de Madagascar, na África


Ilhas Havaianas

Ah, como eu gostaria de ver a Terra lá de cima... Eu poderia colocar mais uma duzia de fotos pelas quais me apaixonei, são todas hipnotizantes. Mas vocês podem visitar o twitter de Wheelock e ver cada uma delas, vale muito a pena =) Beijo, gente. Boa sexta feira.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lego World

Um grupo de artistas amadores reuniu dezenas de imagens no Flickr - site de compartilhamento de fotos - reproduzindo cenas e capas de filmes famosos com lego. Escolhi algumas pra mostrar pra vocês:


 Inimigos Públicos


 007


 Eu, Robô


 O Ultimato Bourne


 O Terminal

 Rocky


 Forrest Gump


 Um Estranho no Ninho


 Wolverine


 Tubarão


 Eu Sou A Lenda


 300


 E.T


 Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal


 O Iluminado


 Psicose


 Pulp Fiction


 Queria, Encolhi as Crianças

Adorei O Iluminado e Querida, Encolhi as Crianças. Bem criativo, né não?
Lego é o tipo de brinquedo que não deixa de ser divertido depois que a gente cresce. Muitos personagens consagrados são reproduzidos pela industria, e colecionador sempre quer ter de tudo. A saga de Star Wars é uma das mais famosas nesse meio, e todos os robôs, criaturas, naves, mocinhos e vilões têm sua versão em miniatura. Clicando aqui você encontra jogos, filmes e imagens sobre Star Wars no universo Lego. Beijos =)



O Yoda também deveria ter cabecinha de Lego

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tamanho não é documento

Uma espécie de mosca de fruta perdeu seu posto de recordista depois da realização de um estudo feito por cientistas das Universidades britânicas Darby e Cambridge, e publicado na revista online Biology Letters. Consegue imaginar qual recorde uma mosca pode deter? .... O de maior testículo em relação ao tamanho do corpo! A Drosophila bifurca possui testículos que correspondem a 10% de seu corpo. Mas essa marca, bastante impressionante, foi ultrapassada.

 O novo detentor do recorde é o grilo da espécie Platycleis affinis. O peso de seus testículos (cerca de 70mg) equivale a 14% da massa corporal. Para vocês terem uma idéia, o peso dos testículos de um homem corresponde a mais ou menos 0,05% do peso do corpo, o quer dizer que um homem de 80 Kg, para atingir a marca do grilo, teria que possuir testículos de 11Kg!

Apesar do tamanho testicular descomunal, o grilo não apresenta uma produção muito elevada de esperma. Isso pode ter relação com o fato das fêmeas da espécie serem muito "saidinhas", pois é, a promiscuidade das esposas faz com que os machos aloquem o esperma para utilizar com mais de uma fêmea, não depositando suas esperanças em uma única parceira que, certamente, irá acasalar com vários outros machos.


"Não pude acreditar no tamanho desses orgãos. Eles pareciam preencher todo o abdêmen." 
disse Karim Vahed, biólogo responsável pela pesquisa. 


Nota:
Pessoal, como vocês devem ter visto, eu dei uma mudadinha no visual no blog, e espero que tenham gostado. Aceito críticas e sugestões, tanto para melhorar a aparência quanto o conteúdo. Sei que o blog é recente e tem poucos leitores, mas curto muito escrever pra vocês e quero sempre aprimorar e incrementar as coisas. Beijo e obrigada pela atenção que tem dado ao blog. (Estou tentando até agora imaginar como é que aqueles testículos cabem dentro do bichinho!!)

sábado, 6 de novembro de 2010

Mundo microscópico

O microscópio eletrônico possui um potencial de aumento muito superior ao microscópio óptico, e com ele é possível observar detalhadamente a superfície de amostras (varredura), cortes extremamente finos (transmissão) e até mesmo moléculas e átomos (tunelamento).

Neste tipo de micróscópio a luz (utilizada em microscópios óticos) é substituída pela emissão de feixes de elétrons que transpassam a amostra, que não pode ser viva, tendo que ser desidratada e receber a adição de substâncias que permitem o corte ultrafino, e geram uma imagem em preto e branco. As figuras obtidas possibilitam um melhor entendimento de estruturas que não podiam ser visualizadas com microscópios convencionais, e, de uma forma peculiar, são muito bonitas quando coloridas artificialmente. Espero que gostem, pessoal. Beijo e bom sábado =)


 Este é o Dermatophagoides pteronyssinus, ácaro doméstico


 Aqui bronquiolos de pulmão humano


 Quando você não cuida dos cabelos as pontas ficam assim, ó


 Esta estrutura produz a mielina que isola os axônios dos nossos neurônios, as células de Schwann


 Células cancerosas da próstata


 É assim o aspécto  das células pulmonares quando se desenvolve câncer de pulmão


 Nesta, células cancerígenas da mama


 Este é um ambrião no quarto dia depois de fecundado, pode-se ver as células embrionárias em rosa e alguns espermatozóides que não tiveram sucesso


 Embrião preso à parede do útero


 Fímbrias das Trompas de Falópio (ou tubas uterinas). São estruturas filamentosas responsáveis pela captura dos oócitos (células reprodutivas femininas)


Leucócito em meio a um coágulo sanguíneo


 Papilas gustativas da língua


 Melanoma, tipo de tumor de pele. É possível ver algumas hemácias e dois leucócitos.


 As microvilosidades do intestino, que potencializam a capacidade de absorção de nutrientes 


 Ovos de borboleta


 Pelos se projetando para fora da pele humana


 Superfície enferrujada de um prego


 Células infectadas por vírus sofrendo lise (ruptura)